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Tutorial de Raças

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Mensagem por Arvalap Sáb Jan 19, 2013 8:29 pm

Tutorial de Raças
vantagens e desvantagens




• Semi-Humanos •

Membros de raças semi-humanas existem em nosso mundo, dividindo espaço com os humanos. Exceto pela estatura, traços anatômicos e alguns poderes menores, semi-humanos são muito parecidos com os humanos. Em alguns casos podem até mesmo gerar descendentes; meio-elfos e meio-orcs são os mais conhecidos.
Humanos e semi-humanos quase sempre são aliados, lutando juntos contra outras ameaças. Mas pode acontecer que, por razões variadas (muitas vezes por simples preconceito racial), uma ou mais raças semi-humanas sejam inimigas dos humanos, ou entre si. Este costuma ser o caso dos elfos negros, que odeiam os elfos. Magias e poderes que afetam humanos, também afetam semi-humanos, a menos que sua descrição diga o contrário

__Anões__
Anões não ultrapassam 1,30m de altura, mas são mais
robustos que os humanos e podem usar qualquer arma, equipamento
ou veículo projetado para eles. Eles apreciam trabalho
duro: entre os ofícios favoritos da raça estão mineração,
joalheria e forja de metais.
Anões gostam de vestir armaduras metálicas e levam
bastante bagagem, pois são capazes de carregar muito
peso. Eles também adoram cerveja, consumindo muitos barris
ao longo de suas extensas vidas.
***
• Infravisão. Seres subterrâneos por natureza, todos os anões
enxergam no escuro.
• Resistência à Magia. Anões são muitíssimo resistentes a
todas as formas de magia.
• Inimigos. Anões odeiam orcs (incluindo meio-orcs), goblinoides (goblins, hobgoblins,
bugbears) e trolls (de todos os tipos). São treinados desde a infância para lutar com essas
criaturas, por isso recebem vantagem em batalha contra elas.
• Modelo Especial. Por conta da baixa estatura, anões precisam de roupas,
armas e armaduras feitas sob medida para eles.
• Incapacidade de Realizar Magia. Anões, apesar da grande resistência a magia,
não podem realizar nenhum feitiço ou encantamento.


__Elfos__
Os elfos são uma raça muito antiga; lendas dizem que foram o primeiro povo
criado pelos deuses. Têm orelhas pontiagudas, olhos amendoados, traços delicados,
afinidade com a natureza, talento para a mágica, habilidade com espadas e arcos, e
vidas muito longas.
A maioria tem pele clara, mas alguns membros de sub-raças exóticas
podem ser brancos, azuis ou verdes. Seus olhos e cabelos podem ter
cores ainda mais variadas, e alguns têm traços incomuns como patas
ou cauda. Exceto por tais detalhes, são fisicamente parecidos com
os humanos. Têm a mesma altura e peso. Embora sejam normalmente
mais delgados, alguns podem ser tão musculosos e massivos
quanto qualquer humano.
Em geral os elfos formam culturas avançadas, sofisticadas
e pacíficas, com grande apreço pela natureza e afinidade com
magia. Mas também podem ser temíveis guerreiros, especialmente
quando protegem as florestas que tanto amam contra
monstros e invasores.
***
• Habilidade. Elfos são mais ágeis e inteligentes
que os humanos.
• Visão Aguçada. Elfos têm olhos aguçados e podem
ver no escuro com perfeição, mas não na escuridão total: deve
existir uma iluminação mínima, por menor que seja.
• Perícia com espada e arco. Estas são armas tradicionais de sua
raça, isso significa que que você tem facilidade em manuseá-las.
• Aptidão para Magia Elemental. Elfos podem aprender este tipo de magia facilmente.


__Elfos Negros__
Os elfos negros são uma versão subterrânea, e geralmente maligna
(embora isso nem sempre seja verdade), dos elfos comuns.
Estes elfos têm pele negra, cabelos brancos e certa afinidade com aranhas e
venenos. Suspeita-se que estas criaturas tenham grandes impérios secretos, mas esta
hipótese ainda não foi totalmente confirmada. De qualquer forma, alguns deles
decidem abandonar os hábitos nefastos de sua raça e viajar pelo mundo como
aventureiros, enquanto os demais se tornam tipicamente vilões.
***
• Habilidade. Elfos negros são mais ágeis e inteligentes que os humanos.
• Infravisão. Como criaturas das trevas, habitantes de impérios subterrâneos,
elfos negros enxergam perfeitamente no escuro.
• Resistência à Magia. Elfos negros têm extrema resistência a poderes mágicos.
• Magia. Elfos negros recebem Magia Branca ou Negra (à sua escolha) sem
pagar pontos.
• Ponto Fraco. À luz do dia, elfos negros sofrem penalidade temporária
de –1 em todas as características e precisam gastar duas vezes mais PMs
para lançar magias.


__Halfling__
Seu nome vem de “half of something”,
que significa “metade de alguma
coisa” — um nome adequado para
criaturinhas que não ultrapassam os 90cm de
altura, exatamente metade de um ser humano.
Também conhecidos como hobbits ou apenas “pequeninos”,
os halflings têm como sua segunda característica
física mais marcante os pés densamente cobertos de pelos,
embora nem todas as sub-raças tenham essa peculiaridade.
Quase todos gostam de conforto e boa comida, sendo bastante
raro que decidam ser aventureiros.
***
• Projéteis. Hobbits são ligeiros, espertos, sortudos e
habilidosos com armas de projéteis, seu "esporte"
favorito. Sempre que possível,
um halfling prefere lutar à distância.
• Modelo Especial. Halflings não podem usar roupas,
armas ou equipamentos feitos para humanos.


__Meio-Orc__
Um orc é uma criatura horrenda, semelhante a uma combinação de homem e animal. Eles
variam amplamente em aparência, porque costumam cruzar com muitas outras criaturas, mas
quase todos têm pele verde-acinzentada, orelhas pontudas, olhos vermelhos, presas inferiores
afiadas e focinhos em vez de nariz. Orcs formam tribos selvagens e muitas vezes
atacam outras raças; eles são inimigos de quase todos os povos.
Embora isso seja raro, algumas vezes uma tribo orc estabelece
relações pacíficas com humanos — como parceiros comerciais ou aliados
de guerra. Esse tipo de relação é bastante instável e delicada, mas
favorece o surgimento de meio-orcs. Um meio-orc nasce do cruzamento
de um orc com outra criatura humanoide. Isso quase sempre
acontece entre orcs e humanos, goblins e hobgoblins.
A aparência de um meio-orc é apenas um pouco melhor
que um orc puro, mas em terras humanas eles ainda podem se
fazer passar por “humanos grandes e feios”. Ao contrário dos
meio-elfos, meio-orcs em geral são revoltados com sua própria
origem e não querem “pertencer” a lugar nenhum.
***
• Força. Meio-orcs herdam a força física de seus
pais monstruosos, por isso são fortes e brutais.
• Infravisão. Orcs são noturnos e subterrâneos.
Por isso, meio-orcs enxergam no escuro.
• Má Fama. Muita gente acha revoltante
imaginar como um meio-orc veio a este
mundo.
• Ignorante. Meio-orcs
não chegam a ser exatamente estúpidos, mas
também nunca são brilhantes.

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Mensagem por Arvalap Sáb Jan 19, 2013 10:13 pm

• Humanoides •

Humanoides são membros de raças que lembram humanos em alguns aspectos — têm cabeça, tronco, dois braços e duas pernas... ou quase tudo isso. Todos são inteligentes, mas seu parentesco com os humanos é bem mais distante que no caso dos semi-humanos. Humanoides quase sempre têm sua própria cultura e sociedade, sendo mais raro encontrá-los agindo ao lado dos humanos. O mais comum é que sejam inimigos. No entanto, um membro renegado da raça às vezes pode ser visto acompanhando um grupo de aventureiros. Magias e poderes que afetam apenas humanos e semi-humanos não afetam humanoides, e vice-versa.

__Anfíbios__
Humanoides anfíbios pertencem a uma das numerosas
raças submarinas (tritões, sereias, nereidas, elfos-domar...)
que existem em mundos de fantasia ou outros planetas.
Ou talvez tenham sido criados por engenharia genética
para trabalhar nas profundezas ou colonizar mundos oceânicos,
quem sabe? A escolha exata é sua.
Anfíbios podem viver e agir fora d’água normalmente;
sereias e outras raças com cauda de peixe podem criar
pernas normais quando estão em terra.
***
• Resistência. Por sua tolerância a mudanças
de pressão, anfíbios são vigorosos.
• Natação. Anfíbios podem respirar e mover-se na
água com velocidade normal.
• Radar. Anfibios têm este Sentido Especial apenas
quando estão embaixo d’água.
• Ambiente Especial. Anfíbios dependem de água
para viver.
• Vulnerabilidade: Fogo. Anfíbios são bastante
sensíveis ao calor.


__Centauros__
Este é um nome genérico para qualquer criatura
“táurica”, que tenha um torso humano ligado a um corpo
com quatro ou mais patas. Centauros típicos são meio humanos, meio cavalos. Mas
também existem raças mais raras de meio-leões, meio-lagartos, meio-aranhas,
meio-escorpiões e várias outras. Alguns podem ser amigos dos humanos e semi-humanos,
enquanto outros são seus predadores.
***
• Força. Por sua metade inferior, centauros são capazes de grande
esforço físico.
• Habilidade. Centauros são mais ágeis em situações de corrida, fuga e
perseguição (mas não esquivas).
• Combate Táurico. Em combate, centauros podem deixar de fazer um ataque normal
para fazer dois ataques por rodada com as patas dianteiras (cascos, garras...). São ataques
baseados em Força, mas imprecisos, sem incluir a Habilidade do personagem.
• Modelo Especial. Obviamente, centauros não podem usar roupas, armas, veículos ou
equipamentos feitos para humanos.


__Kemono__
Também conhecidos como juujin ou kemonobito, os kemono são animais antropomórficos
— ou seja, com características humanas. São bichos de várias espécies (a maioria,
mamíferos) que andam, falam e agem como humanos.
Muitas vezes são confundidos com licantropos (veja adiante) e outros monstros. Mas o
kemono típico, exceto pela aparência, é absolutamente humano: fala línguas normais, veste
roupas normais, come comida normal, e vive em casas normais. Muitos, inclusive, ficarão
ofendidos caso sejam tratados como animais. Seu comportamento é tão civilizado que confunde
as diferenças entre animais e humanos.
Alguns kemono demonstram traços de personalidade ligados à sua aparência animal:
coelhos são cautelosos, raposas são traiçoeiras, gatos são independentes, cães são leais, e
assim por diante.
Uma variedade especial de kemono são os nekomimi, pessoas com orelhas, cauda e às
vezes (mas nem sempre) patas de animais. O animal mais comum é o gato, mas também
existem nekomimi de grandes felinos (panteras, onças, tigres...), coelhos, raposas, cães, lobos,
porcos e outros mamíferos.
Alguns tem a capacidade de assumir sua forma animal quando desejar.
***
• Habilidade. “Mais humanos que os humanos”, kemono são inteligentes e hábeis.
• Sentidos Especiais. Kemono podem escolher dois entre os seguintes: Audição Aguçada,
Visão Aguçada e Faro Aguçado. Eles raramente são apanhados de surpresa.


__Minotauro__
A raça guerreira dos minotauros é composta por humanoides de grande estatura (em
média 1,90m de altura) com corpos humanos musculosos e cabeças bovinas. Embora a cabeça
de touro seja mais comum, existem numerosas sub-raças com cabeças de búfalo, gnu, bisão,
boi-almiscarado, antílope, alce e outros animais aparentados. Alguns têm cascos bipartidos em
vez de pés, mas essa não é a regra geral.
Não existem minotauros fêmeas. Eles se reproduzem com fêmeas humanas e élficas.
Por esse motivo, minotauros ricos e poderosos mantêm grandes haréns de escravas — fazendo
com que sejam odiados por outras raças.
***
• Força e Resistência. Minotauros são muito fortes e saudáveis.
• Mente Labiríntica. Minotauros nunca se perdem em labirintos. Quando percorrem uma
rede de túneis, masmorras ou estruturas semelhantes, conseguem memorizar o trajeto sem
precisar de mapas — e sempre serão capazes de achar o caminho de volta. Esta habilidade não
funciona em florestas, pântanos e outros tipos de terreno; apenas túneis e corredores.
• Código de Honra do Combate. Minotauros nunca usam armas ou vantagens superiores
às armas do oponente, e nunca atacam oponentes caídos ou em desvantagem numérica. Eles
também nunca montam cavalos ou qualquer outra criatura, pois acham indigno caminhar sem
usar os próprios cascos.
• Má Fama. Minotauros são conhecidos como arrogantes, brigões e escravistas.
• Fobia. Minotauros têm medo de altura.


__Trogloditas__
Trogloditas, ou trogs, são uma raça guerreira de homens-lagarto subterrâneos. Em geral
são malignos e inimigos das raças humanas e semi-humanas, mas membros desgarrados
podem acabar se tornando heróis aventureiros. Gostam muito de cerveja e objetos feitos de aço.
***
• Força e Armadura. Trogs são fortes e têm couro resistente.
• Infravisão. Como raça subterrânea, trogs enxergam no escuro.
• Camuflagem. Por sua pele camaleônica, trogs podem muitas vezes passarem despercebidos.
• Ataque Pestilento. Apenas trogs têm esta habilidade. Eles podem gastar 2 Pontos de
Magia para expelir um óleo fedorento que irrita o nariz e enfraquece o inimigo.
Personagens com faro aguçado são mais afetados pelo odor.
• Monstruoso. São homens-lagarto fedidos, o que você esperava?
• Vulnerabilidade: Frio. Por seu sangue frio, trogs têm pouca tolerância ao gelo.

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Mensagem por Arvalap Dom Jan 20, 2013 12:26 pm

• Youkai •


Este é um nome genérico para numerosas criaturas, entre fadas, licantropos, anjos, demônios e também mortos-vivos (veja adiante). Quase qualquer ser sobrenatural é um youkai. Devido à sua imensa variedade, youkai são diferentes e imprevisíveis. A maioria é (ou pensa ser) superior aos humanos, agindo com arrogância por esse motivo. Um youkai também costuma ter cultura e valores desiguais, que conflitam com a moral e ética humanas, muitas vezes levando a animosidades. Youkai são resistentes aos ataques dos humanos, mas podem ser derrotados por monges ou exterminadores habilidosos. Alguns preferem simplificar as coisas e evitar totalmente os humanos (e problemas), vivendo em áreas remotas; outros gostam de humanos, escolhendo viver perto deles — ou entre eles, quando são aceitos. Existem até histórias de amor sobre youkai e humanos, que normalmente terminam em tristeza devido aos muitos obstáculos desse tipo de relacionamento.


__Fada__
“Fada” é um nome genérico para muitas pequenas criaturas de
natureza altamente mágica, muitas vezes ligadas à natureza ou
certos deuses. Elas podem ser conhecidas como sprites,
pixies, dríades, sátiros, ninfas...
Embora a aparência das fadas possa variar imensamente,
grande parte delas tem o aspecto de pequeninas
jovens élficas, com asas de libélula ou borboleta, e olhos
negros e brilhantes, feito olhos de inseto ou lagartixa. Muitas
têm antenas. Outras ostentam um segundo par de braços,
parecidos com garras ou patas de inseto.
Fadas são de natureza curiosa e brincalhona. Comportam-se
como crianças, mas podem atingir séculos de idade e esconder grande
sabedoria. Nunca envelhecem. No entanto, quando morrem, não podem ser
ressuscitadas por meios normais, pois seus corpos se transformam em poeira
brilhante. Apenas uma magia Desejo pode trazer uma delas de volta à vida.
***
• Habilidade. Fadas são ágeis e graciosas.
• Aparência Inofensiva. Minúsculas e de aspecto delicado, fadas não parecem capazes
de machucar ninguém.
• Voo. Quase todas as fadas podem voar, desde que tenha asas.
• Magia. Fadas recebem Magia Branca ou Negra (à escolha do jogador) e
Magia Elemental.
• Modelo Especial. A menos que você colecione
brinquedos, é realmente difícil conseguir roupas, armas,
instrumentos e veículos para fadas.
Embora sejam incomuns, há fadas de tamanho humano.
Elas não sofrem os efeitos de Modelo Especial, mas também
não recebem Habilidade.
• Vulnerabilidade: Magia. Fadas são muito vulneráveis a magia e
armas mágicas.
• Vantagens Proibidas. Fadas nunca podem adquirir Resistência à
Magia e, obviamente, não podem ser Monstruosas.


__Licantropo__
Também conhecido como hengeyoukai (que significa “demônio
metamorfo”), esta criatura foi vítima de uma maldição, ou pertence
a uma raça capaz de se transformar em fera: lobisomem,
homem-urso, homem-rato, homem-tigre e outros. Sua aparência
e hábitos podem variar muito, mas é mais comum que usem
roupas de couro ou peles de animal.
***
• Força e Armadura. Em sua forma de fera,
licantropos são mais fortes e têm couro rígido.
• Monstruoso. Apenas quando em forma de fera.
• Vulnerabilidade: Magia e Prata. Em qualquer de
suas formas, lobisomens são vulneráveis a magia e armas
feitas de prata.
• Transformação. Infelizmente, a transformação de um
licantropo não está sob seu controle. Ela ocorre apenas em
certas condições, independentes de sua vontade. A licantropia é
diferente para cada um, sendo que o jogador deve decidir. Exemplo:
Lua Cheia: clássico. Você se transforma quando vê a lua e só retorna ao
normal quando vê o sol (desenhos e fotografias também valem!).


__Meio-Gênio__
Filhos de humanos e seres mágicos — não necessariamente
gênios, mas também fadas, ninfas e outros
—, os meio-gênios proliferam no mundo mágico.
Meio-gênios não governam nenhuma nação, nem formam
comunidades — apenas vivem em meio aos humanos,
emprestando a esses “pobres desafortunados” seu extremo
poder arcano. Trazem sempre uma grande tatuagem mágica
que brilha quando usam seus poderes. Por sua ascendência,
têm habilidades mágicas naturais e uma predisposição a
ajudar aqueles em necessidade. São generosos,
estão sempre ansiosos para prestar favores.
***
• Arcano. Meio-gênios têm grande afinidade
com magia.
• Armadura Extra. Meio-gênios são resistentes
a um elemento que depende de sua
descendência. Existem meio-gênios da água (Químico),
ar (Sônico), fogo (Fogo), terra (Esmagamento),
luz (Elétrico) e trevas (Magia).
• Aptidão para Voo. Muitos meio-gênios podem
levitar.
• Desejos. Quando um meio-gênio lança uma magia a pedido
de outra pessoa, ele gasta apenas metade do custo em Pontos de Magia. O meio-gênio
ainda pode conjurar magias pelo custo normal, sem ninguém pedir.
• Código da Gratidão. Todo meio-gênio sempre será grato a alguém que tenha
lhe prestado um grande favor, como salvar sua vida ou libertá-lo de um cativeiro. Ele
adotará essa pessoa como seu “amo”.


__Transmorfos__
Um transmorfo é um ser capaz de assumir a forma de qualquer animal, porém tem
um controle maior sobre uma determinada família de animais, como, por exemplo,
os felinos ou caninos. Um transmorfo também pode assumir forma humana ou humanoide.
Transmorfos podem transformar-se em qualquer espécie animal ou humana, mas sua
verdadeira forma pode ser uma raça especifica, uns são gatos, outros sapos, lobos, peixes,
ratos, etc. mas, se, por exemplo, a sua verdadeira forma for um lobo, ele terá mais controle para
transformar-se em animais da espécie canina. Transmorfos adquirem somente a forma animal e
humana, por isso não devem ser confundidos com metamorfos, que tem a capacidade de
transformar-se em animal, humano, planta, híbrido e objeto inanimado.
***


Última edição por Arvalap em Dom maio 05, 2013 5:59 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Arvalap Dom Jan 20, 2013 11:01 pm

• Construtos •


Você não nasceu; foi construído. Provavelmente será um golem, uma estátua feita com materiais raros e animada através de magia.


__Meio-Golem__
Esta é a versão medieval mágica de um ciborgue — uma criatura viva que recebeu
partes artificiais mágicas em substituição a certas partes naturais. Sua maior vantagem sobre os
demais construtos é a capacidade de usar magia.
***
• Construto Vivo. Meio-golens podem recuperar até metade de seus Pontos de Vida
(arredondado para cima) com descanso ou cura normais, sem a necessidade de conserto.
Metade de seus PVs são “orgânicos”, e metade são “mecânicos”.
• Cérebro Orgânico. Um meio-golem é normalmente afetado por magias e poderes que
afetam seres vivos.
• Magia. Meio-golens podem fazer Magia Negra, Branca ou Elemental.
• Insano. O processo de transformação em criatura artificial é algo horrível demais para
suportar. Todo meio-golem tem alguma insanidade.


• Mortos-Vivos •


Nem todos encontram o descanso eterno. Alguns mortos ficam presos a este mundo. Embora mortos-vivos possam ter pertencido a raças não-humanas quando em vida, eles perdem quaisquer poderes ou fraquezas raciais. Assim, um anão morto-vivo não tem quaisquer bônus ou benefícios da vantagem única Anão.


__Vampiros__
Provavelmente os mais temidos mortos-vivos,
vampiros são também aqueles com habilidades mais
variadas. Eles podem ser de origem mágica ou científica,
surgindo através de maldições, contaminação por
doenças raras, rituais demoníacos...
Vampiros podem se fazer passar por humanos
(ou elfos, pois alguns têm orelhas pontudas) sem muita
dificuldade, vivendo disfarçados em sociedade — embora
muitos prefiram apenas se esconder em covis durante
o dia e caçar à noite.
***
• Dependência. O que define um vampiro é sua
necessidade de sugar a vida dos vivos; todos eles
dependem de alguma coisa rara, proibida ou monstruosa
para continuar existindo. Sangue humano é a necessidade
mais óbvia e comum, mas também existem
aqueles que sugam almas ou devoram partes do corpo.
Seja como for, um vampiro precisa matar um humano,
semi-humano ou humanoide todos os dias, ou
enfraquece até ser destruído.
• Maldição. Vampiros sofrem dano quando expostos
à luz do dia. Perdem 1 Ponto de Vida por turno até
virarem cinzas. A perda se reduz a 1 PV por cada 2 turnos em
dias nublados ou quando usam roupas pesadas.
• Invulnerabilidade. O vampiro pode ser ferido apenas com fogo e magia.
• Magia Negra. Para um vampiro, este tipo de Magia é muito fácil de aprender.
A escolher: Forma de Névoa ou Forma Animal
• Forma de Névoa. O vampiro pode se
transformar em névoa. Nessa forma ele pode flutuar e é incorpóreo.
• Formas Alternativas. O vampiro pode se transformar
em lobo-das-cavernas ou morcego-gigante.
A escolher: Fobia ou Vulnerabilidade: Químico.
• Fobia. Cheiro de alho, toque de água benta, e a
presença de fogo ou qualquer símbolo religioso.
• Vulnerabilidade: Químico. Além de ter Armadura
reduzida a zero contra ataques baseados em água (mesmo
que não seja água benta), quando mergulhado em água corrente, o
vampiro perde 1 PV por turno.

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